domingo, 23 de setembro de 2007

Usando operações para obter lucro na Costco

Pessoal,

A tarefa relacionada ao estudo de caso da Costco segue abaixo:

Vocês devem procurar um case semelhante ao da Costco, ou seja, devem discorrer sucintamente nos comentários desse post sobre qualquer empresa que tenha características semelhantes que levam ao lucro usando operações, como Qualidade, Flexibilidade e Operações de Baixo Custo.

19 comentários:

Administrador disse...

Eu acredito que a empresa Amazon.com trabalhe em um sistema semelhante ao da Costco, aliando flexibilidade através da venda on-line 24 horas; qualidade, que é demonstrada pela liderança no segmento de vendas pela internet; e operações de baixo custo, por se tratar de venda pela internet, o que ocasiona uma redução de custos com a manutenção de espaços físicos das lojas.

Tilico disse...

A Toyota se assemelha muito com a Costco, pois elimina custos na transformaçao do material (operação de custo baixo).Facilita a introdução de novos produtos (flexibilidade), nos casos de roteiros de produção similares aos já existentes. favorece o envolvimento e a motivação dos funcionários já que o funcionário da produção se torna o agente principal da qualidade; favorece um trabalho de intensa parceira com a cadeia de fornecedores, e alem disso, a organização da produção em células torna a fábrica mais ágil e mais flexível.

Tilico disse...

Em tempo!
Professor..esse post é do aluno Luiz Carlos, porém meu apelido é Tilico..e aí minha conta do gmail esta com esse "nome".

Unknown disse...

Analisando o case da Costco posso perceber que a SULTRAT "Madeira Tratada" uma empresa nova no mercado, também utiliza esses quesitos.
Operação a baixos custos, pois boa parte da madeira que resta dos cortes é reaproveitada na fabricação de outros itens. A empresa esta sempre flexível à entrada de outras mercadorias em seu catalogo, tendo como politica entre outras a realização do desejo do cliente.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Um caso nacional próximo ao da Costco é a rede de lojas Renner.
Tendo no total 87 lojas espalhadas pelo território nacional, as lojas Renner apresentam mercadorias a um preço mais baixo que outras lojas do mesmo segmento, variedades nas formas de pagamento, apresenta uma grande variedade que busca satisfazer consumidores diversos, o mesmo modo de atendimento (self-service), comparado com outras lojas apresenta maior facilidade na devolução de peças.
Uma loja de departamentos que busca a satisfação do cliente que visa mercadorias a um preço menor.

Rodrigo Azzolin Teixeira

Unknown disse...

A Volkswagen se assemelha à Costco. por se utilizar se um sistema de montagem modular, que prioriza a flexibilidade e a rapidez da montagem de um produto, atribuindo a cada unidade a produção de um módulo que deve ser entregue na sequência definida pela linha principal de montagem. Outra vantagem desse sistema de modularização, é que os fabricante pode produzir os módulos simuntaneamente, de forma que, essa produção paralela melhore a qualidade do serviço prestado ao cliente, bem como na redução do custo do estoque de produto acabado.

Patrícia V. de Abreu

Unknown disse...

Um pouco semelhante com a Costco, as Lojas Magazine Luiza criaram a primeira vendedora virtual, facilitando o Cliente no momento da compras,a Magazine Luiza apresentam diversidade de produtos com preços mais baixos que do mercado, varias opções de pagamento, garantia e qualidade nos seus produtos e serviços.A Empresa é conhecida pela paixão que as pessoas tem pelo trabalho, pela alegria de fazer o que fazem e pelos valores que cultuam.

Vanuta disse...

Bem. Não estava presente em sala de aula e não encontrei este case da Costco na internet. porém, pela idéia dos colegas creio que o meu comentário possa ser válido. É relacionado a Johnson & Johnson que conseguiu aumentar em 50% as vendas do curativo da marca Band-Aid em todo o país no segundo semestre do ano passado.Para isso, a empresa simplesmente estampou nas embalagens do produto um preço de venda sugerido. Isso evitou que o varejo cobrasse dos consumidores valores altos demais a ponto de prejudicar as vendas.

Unknown disse...

Bem eu estou no mesmo caso da colega anterior, nao sei sobre o caso na costco,pois nao estive na aula, porem pela postagem creio eu que a 3M tem um sistema parecido com o da Costco, pois ela e uma empresa que tem sinonimo de qualidade, eh lider em varios segmentos que trabalha e tem uma flexibilidade muito grande, que foi obtida em epoca onde se encontravam em grande dificuldade entao resolveram abrir sua gama de produtos, e hoje estao com novidades no mercado constantemente, ao inves de apostar em um ou dois produtos mais conhecidos. Alem de suas operacoes de baixo custo, que creio eu eh adotada por praticamente toda empresa que quer ser competitiva.

Att Ricardo

Ricardo_Pohlmann disse...

Como caso, exemplifico a DELL Computadores a qual realiza grandes volumes de compras de peças e componentes, para a montagem de seus produtos, para atenteder sua demanda global o que acarreta em pressão por baixos custos junto aos fornecedores, primando atendimento de qualidade aos clientese e também opções como extensão de garantia. Grande destaque para a flexibilidade pelo fato de o próprio cliente, o qual possui neecessidades específicas, configurar seu produto, ou seja, que fique ao seu gosto e isso é possível ser feito através do site da marca.
Pelo fato de grande parte de suas vendas serem feitas pelo site, isso também contribui para a diminuição dos custos, pois não implicará em uma alta quantia de lojas da marca e sim possuir centros de distribuição em locais estratégicos.

Rodrigo Bischoff disse...

Para mim, o Carrefour está ficando cada vez mais parecido com a Costco, pois além de estar entre as primeiras no ranking de empresas do ramo de hipermercados no Brasil, está transformando seus hipermercados em atacadão. Uma estratégia para reduzir custos, mas também uma estratégia de marketing criando uma idéia de promoçao pelos seus elevados estoques para atrair consumidores que buscam qualidade aliada à preços baixos.

MARCELO disse...

Vou comentar sobre a empresa de transporte aereo Gol. Em apenas seis anos essa empresa com idéias inovadoras de gestão e de negocio foi capaz de transformar o seu mercado e se tornar um simbolo do novo capitalismo do país.
A Gol atingiu este sucesso utilizando o modelo de negocios "low cost, low price", ou seja, baixo custo baixo preço. Um modelo que estava sendo testado com sucesso há alguns anos na Europa e nos Estados Unidos. A empresa cortou custos com vendas, estimulando os passageiros a comprar passagens via internet. Excluiu dos avioes assentos de classe executiva aumentando a capacidade de passageiros da classe economica de seus avioes, fazendo com que aumentasse a taxa de ocupação da aeronave. E diminuiu outros custos como por exemplo o custo das refeições que são servidas nos voos. Outro fator muito importante é a taxa de utilização dos avioes da companhia, que é muito elevada, resultado de muito estudo e planejamento dos gestores da cia. antes de finalizar, gostaria ainda de lembrar que a empresa frequentemente faz promoções de passagens aereas a custos muito baixos, visando aumentar sua base de clientes e fortalecer a utilização do transporte aereo entre os brasileiros. Por fim, acredito que esta empresa da familia Constantino esta no caminho certo, que apostando na redução de custos e na qualidade de seus serviços em poucos anos chegará à liderança do mercado nacional de aviação civil.

Unknown disse...

A empresa beneficiadora de arroz prato fino utiliza esse tipo de gerenciamento também. Para reduzir o custo das operacoes ela estoca o arroz a granel efetuando as compras dos produtores em momentos em que o custo do produto é inferior ao preco de pico que ocorre na época da colheita do produto, na questao da qualidade ela só compra arroz de alta qualidade tipo 1, de uma certa variedade de arroz que apesar de produzir menos na lavoura que outras variedades ela propicia um grao de melhor qualidade, podendo assim agragar valor no mercado. Por esses motivos a marca prato fino é uma das lideres de vendas de arroz no Brasil apesar de seu produto ser um pouco mais caro que o das concorrentes, e na questao da flexibilidade se da nos varios tipos de medidas que é vendido seu produto, podendo encontrar a medida que melhor se adequa as necessidades do consumidor.

Unknown disse...

Um exemplo seria a empresa aérea Ryanair, que alia custo baixo nas passagens, com diversas rotas na europa e em expansão. A qualidade dos serviços é boa, pois oferece a rapidez do transporte aéreo somado ao baixo preço e a diversidade de rotas por toda a Europa.

Gabriela disse...

Um exemplo é a loja Riachuelo. Ela é a segunda maior empresa de varejo de moda no país. Com 89 lojas distribuídas em 21 estados brasileiros e Distrito Federal. Um benefício disponível para os clientes do Cartão Riachuelo são os serviços financeiros, como a assistência domiciliar e de veículos, proteção de perda e roubo, seguro desemprego e residencial. Além disso, possui preços mais baixos nas mercadorias, vários seções para satisfazer crianças e adultos.

Unknown disse...

Cito como exemplo, nesse enfoque de características que levam ao lucro, o que ocorre no Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, onde os vencedores colhem grandes lucros pela preocupação com a qualidade de seu produto. Os negócios com os cafés especiais participantes começam a ser fechados ainda durante a cerimônia de premiação. A maior vantagem para os produtores que participam é a valorização de seu produto num mercado disposto a pagar altas somas pela qualidade. Em leilão realizado com os lotes vencedores, uma saca de café orgânico certificado, de um dos produtores atingiu o preço de R$ 855 por saca de 60 quilos – 216,6% acima do valor de mercado. O preço médio por saca ficou em R$ 587,40 – o que significou ágio de 106,1% em relação à cotação anterior, para cafés de qualidade (de R$ 270).

RONEY RAVALIA DE CASTRO

Luciano & Grazi disse...

Bom acredito que temos muitos exemplos a serem exminados. falarei de um exemplo Santamariense que assemelha-se com a Costco em relação a: qualidade, flexibilidade e redução dos custos fizando a obtenção de lucros.
É o caso da empresa Diaz Fechaduras que tive a honra de trabalhar com eles. Eles procuram se deter nessas três operações comentadas acima em primeiro lugar a qualidade seus produtos são de altíssima qualidade para gerar maior conforto e segurança para seus clientes. Flexibilidade eles são muito preocupados principalmente em relação a entrega do produto e como o mesmo chegou. O maior desafio deles é a questão de dar continuidade na diminuição dos seus custos.

Miltinho disse...

Muito interessante o caso da Costco que foi estudado. Muitos bons exemplos já foram apresentados sobre sucesso em variáveis como qualidade, flexibilidade e operações de baixo custo.
A empresa que quero citar ainda não garantiu uma presença efetiva de mercado no país. Trata-se da Lenovo, uma empresa de origem chinesa que a dois anos assumiu a área de computadores da IBM.
A Lenovo traz uma nova perspectiva ao mercado de computadores pessoais, pois afirma não pretender disputar espaço através de preço, mas sim com qualidade; ou seja, tem foco na experiência de uso e não na experiência de compra de seus produtos. Embora as operações de baixo custo não sejam foco de empenho da empresa, a Lenovo visa a flexibilidade para atingir seu mercado potencial.
O Brasil, para a Lenovo, enquadra-se como um mercado emergente e por isso merece atenção especial no programa de consolidação da marca. Aqui no país a Lenovo entrou no mercado de varejo através de parcerias com o Ponto Frio e, recentemente, com o Grupo Pão de Açúcar.
Em nível mundial, a idéia de introdução de marca no mercado parte de apostas do marketing da empresa em ligações com eventos esportivos; inclusive um passo considerado estratégico dentro da organização são as Olimíadas de Pequim, uma vez que a Lenovo é a patrocinadora oficial do evento.

Milton Nicola Torbitz