quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Sobre Processos...

Vejam o que diz a IBM, um case recente de empresa volta a criar soluções em TI (Tecnologia da Informação) no que se refere a processos de negócios e produção/operações. Tudo isso mostra o foco em SERVIÇO, que transformou a IBM num colosso dos negócios de consultoria para reestruturação organizacional com utilização de TI.

Processos de negócios simplificados e otimizados permitem fazer previsões e responder rapidamente a mudanças no mercado, ao mesmo tempo se protegendo contra ameaças à continuidade de seus negócios.

"Tornar-se uma empresa on demand significa definir suas regras de negócios e mapeá-las para processos que possam responder de maneira dinâmica às forças de mercado. Isto significa descobrir como ligar o que você faz a como você o faz -- dentro de sua empresa e com parceiros e clientes externos. Significa reinventar processos que permitam à sua empresa controlar custos e manter o foco naquilo que faz melhor -- sempre prestando atenção no ROI.

A equipe IBM está pronta para ajudá-lo a iniciar a jornada que irá transformar sua empresa em uma empresa on demand. Nossos profissionais experientes podem ajudá-lo a analisar processos de negócios, desde compras até CRM e mais longe, além de estabelecer uma parceria para implementar um modelo de negócios on demand que atenda às suas necessidades."

O que vocês me dizem sobre isso?

14 comentários:

Vanuta disse...

Acredito que a parte de processos seja uma das mais importantes, se não a principal dentro de uma empresa. O que se pode notar é que a maioria do ditos administradores muitas vezes "procuram chifre em cabeça de cavalo", como diz o Morales. Acabam tentando encontrar mil e uma soluções para um problemas muitas vezes "simples" como a reorganização de processos. Acredito que esta área da empresa ainda é muito negligenciada pelos empresários. Talvez por uma questão de acomodação.

Administrador disse...

Pelo texto que foi postado, relacionado a IBM, acredito que a empresa, por se tratar de uma das pioneiras no setor de informática, e por ter usufruido durante muito tempo de uma posição privilegiada, sofreu um duro golpe com a entrada no mercado de outras empresa mais ágeis em termos produtivos e com maior capacidade de se adaptarem ao ambiente com velocidade. Assim, a empresa obrigou-se a rever sua posição no mercado e criar formas de antecipar-se a tendências, aumentando sua eficiência e também sua eficácia e agregando valor a cadeia produtiva, visando manter-se competitiva e também de impulsionar novamente sua ascensão.

Unknown disse...

Esse processo on demand, pode facilitar mto uma empresa, reduzir custos, agilizar processos entre outras coisas. Se adiantar no mercado e te-lo em funcionamento antes que as concorrentes pode ser o diferencial que falta pra a empresa conseguir se destacar no mercado, pois provalmente cedo ou tarde todas empresas irão utiliza-lo.

Att Ricardo Zart Arend

Ricardo_Pohlmann disse...

Dentre vários casos, a IBM destaca-se pela magnitude de seus negócios e serviços oferecidos aos seus clientes, o que da mesma forma evidencia a importância dos processos em suas atividades, que acredito serem peça importante para tal sucesso. Mas, assim como os produtos ficam obsoletos a uma velocidade cada vez maior, os processos precisam dessa mesma atenção. E as empresas que estiverem atentas a isso, conseguirem perceber e prever o ambiente e serem proativas, terão grande vantagem vcompetitiva em relção as demais.

Thaiane B. disse...

Acredito que a IBM apostou em uma estratégia simples e, ao mesmo tempo, importantíssima, que é o melhor gerenciamento dos processos da empresa. Essa reorganização dos processos pode resultar em um maior controle de custos, sem perder o foco naquilo que a empresa faz melhor, ou seja, mantendo seus objetivos principais.
Ajustar processos, reduzindo custos, sem mudar as metas e os objetivos da organização é tornar a empresa mais eficaz.

MARCELO disse...

Tranformar uma empresa em uma empresa on demand? oq dizer sobre isso? È simles, vamos testar, pois tem tudo para dar certo, vamos analisar e comparar os resultados com os anteriores. Acredito no sucesso dessa operação pois tem base em cortar custos e manter o foco naquilo que faz melhor, e todos sabem que num mercado competitivo ter custos baixos é essencial para se atingir bons lucros.

Anônimo disse...

Eu venho a concordar com o que o Jefferson e o Marcelo escreveram. Uma empresa que praticamente sumiu do mercado obrigatoriamente TEM que testar uma saida de uma forma ou de outra.
A IBM foi lider do segmento informatico tecnológico por anos, não soube controlar a entrada de concorrentes, e após cair a deriva soube aproveitar toda informação já investida, posicionar-se à prestação de serviços como chave principal e assim, obter resultados positivos.

Rodrigo Azzolin Teixeira

Unknown disse...

Fica bem evidenciado, nesse caso a importância que deve ser dada para a questão do “como fazer”. Os processos constituem-se as mais importantes ferramentas na obtenção do resultado ou dos fins. Processos bem elaborados significam, no mínimo, resultados esperados. Creio que o foco de uma boa administração deve ser dado aos processos, pois são eles que conduzem as empresas aos fins específicos: satisfação dos clientes, redução de custos, aumento de faturamento, maiores lucros, expansão de mercado.

RONEY RAVALIA DE CASTRO

Tilico disse...

A IBM deve reavaliar seus processos. Em diversos casos as empresas acreditam estar fazendo o que é certo e nem sempre estão com a razão. É preciso levar em conta que a IBM agora esta num mercado mais competitivo que antes e precisa melhorar para ganhar das concorrentes.
Luiz Carloes Fernades Granes Filho

Miltinho disse...

Processos são importantes em qualquer setor de uma organização, desde a produção até negociação e consequente pós-venda de seu produto. Como os colegas já citaram anteriormente, a IBM foi pioneira no setor de tecnologia informatizada e não soube controlar ou não preocupou-se devidamente com seus concorrentes e as novas tecnologias que estes trariam ao ramo; como consequência, perdeu espaço em um mercado de detalhes. Para se reestruturar e voltar ao topo, uma boa iniciativa é tornar-se uma empresa on-demand, ou seja, responder com velocidade e atenção a todos os processos e oportunidades de mercado afim de elevar a qualidade de seus serviços. Empresas on-demand temdem a ganhar mais espaço em tempos onde o serviço é super-valorizado.

Miltinho disse...

Milton Nicola Torbitz

Luciano & Grazi disse...

A IBM é um exemplo de organização desde que nasceu seus processos devem adequar-se constantemente ao novo mercado Global. Sendo uma empresa que desenvolve produtos e serviços de tecnológia de ponta deve preocupar-se com as atualizações dos processos diariamante conforme as exigências do consumidor moderno. Os processos são atualmente fundamentais para padronização (tamanho, espessura e durabilidade) e confiabilidade(segurança e qualidade) nos produtos e serviços finais.

Unknown disse...

Levando em conta o que foi postado, podemos tirar alguns exemplos como o da própria IBM que aprendeu muito com os erros cometidos, por ela possuir uma grande fatia de mercado em tempos anteriores e a consequente perda dessa fatia, devido ao avanço de outras empresas, nas mudanças dos processos e pela grande dificuldade de mudança dentro da IBM! O que a IBM passou a adotar é facilitar ao maximo o processo, reduzir perdas e implantar a melhor maneira de realizar as tarefas. Dessa maneira a IBM poderá almejar um crescimento de sua empresa e das empresas em que a IBM presta serviços.

Fernando Gazzoni

Unknown disse...

Como a IBM já havia perdido espaço no mercado, acho importante que ela tenha aletrnativas para gerenciar seu pocessos, é uma parte importante para assegurar seu lugar, e ter algum diferencial. Porem deve-se levar em conta todos os outros setores.