domingo, 23 de setembro de 2007

Usando operações para obter lucro na Costco

Pessoal,

A tarefa relacionada ao estudo de caso da Costco segue abaixo:

Vocês devem procurar um case semelhante ao da Costco, ou seja, devem discorrer sucintamente nos comentários desse post sobre qualquer empresa que tenha características semelhantes que levam ao lucro usando operações, como Qualidade, Flexibilidade e Operações de Baixo Custo.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Otimizando cadeias de suprimento e operações

Novamente vou utilizar os serviços da IBM como modelo, pois eles realmente focam naquelas coisas que hoje em dias são problemas das empresas nessa área.

A equipe de serviços de SCM (gerenciamento da cadeia de suprimentos) possui a experiência, conhecimento e recursos para ajudá-lo a identificar fontes não-aproveitadas de valor dentro de sua empresa.

O que nos diferencia são as credenciais de nossa equipe. Todos os nossos consultores sênior possuem no mínimo nove anos de experiência em cadeia de suprimentos em vários segmentos de mercado diferentes. Vários de nossos consultores escrevem para os principais jornais de cadeias de suprimento; além disso, vários de nossos profissionais são donos de patentes em áreas relacionadas a SCM. Mais de um entre quatro membros de nossa equipe possuem Mestrados ou certificados mais importantes em campos relacionados a SCM (pesquisa de operações, engenharia industrial, matemática aplicada, etc.) e mais de 200 de nossos consultores são Ph.Ds em campos relevantes. Todos os consultores de aplicativos possuem status de "certificação pelo fornecedor" em um ou mais aplicativos de cadeia de suprimento.

Ao oferecer serviços, nós vinculamos melhorias no processo a métricas operacionais e a itens de linha financeira de impacto - o retorno sobre ativos (ROA) é a principal medida de desempenho. As cadeias de suprimento líderes possuem características específicas e, através de nossos recursos e ofertas, tiramos empresas da condição de sobreviventes e as transformamos em líderes de mercado. Nossos clientes adquirem nossa experiência, ativos e conhecimento.

Problemas de Gerenciamento da Cadeia de Suprimento

Atualmente, entre as principais tendência de mercado, temos:

Colaboração de parceiro comercial para foco em crescimento de receita superior
Otimização da cadeia de valores para redução de custo e aumento nos lucros
Terceirização de processos de negócios e iniciativas de e-business on demand
Projetos com financiamento próprio para gerar um rápido retorno sobre o investimento (ROI)

Ao mesmo tempo, nossos clientes estão enfrentando desafios em várias áreas, incluindo:

Pressões geradas por custos e queda nos lucros devido a inventário em excesso e obsoleto
Queda na satisfação do cliente devido à falha de entregas pontuais e falta de ATP (Available-to-Promise)
O Departamento de Compras de eletrônicos não está cumprindo consistentemente com a promessa de valor
Soluções isoladas que não geraram resultados em toda cadeia de valores.
Produtos inovadores de concorrentes conquistando participação de mercado.

Além disso, existem certos direcionamentos críticos aos negócios que nossos clientes estão tentando atender:

Maior valor para acionistas através da redução de custos e crescimento acelerado
Cadeias de suprimento mais enxutas, voltadas para o cliente
Melhor relacionamento com fornecedores através da integração eficiente entre cadeias de suprimento
Novos produtos lançados no mercado com maior rapidez, eficiência e menor custo

Mudando de pista para chegar ao sucesso: Modelos de negócios flexíveis para o mercado automotivo, em tempos de mudanças aceleradas
Saiba mais (em inglês)
Mudando o curso: Rede de suprimento de comercialização e de varejo (em inglês)
A maioria dos varejistas ainda se esforça para gerenciar suas funções de cadeia de comercialização e de suprimento de maneira eficiente. Mas, para satisfazer seu público alvo, os varejistas precisam fazer mudanças fundamentais.

Sobre Processos...

Vejam o que diz a IBM, um case recente de empresa volta a criar soluções em TI (Tecnologia da Informação) no que se refere a processos de negócios e produção/operações. Tudo isso mostra o foco em SERVIÇO, que transformou a IBM num colosso dos negócios de consultoria para reestruturação organizacional com utilização de TI.

Processos de negócios simplificados e otimizados permitem fazer previsões e responder rapidamente a mudanças no mercado, ao mesmo tempo se protegendo contra ameaças à continuidade de seus negócios.

"Tornar-se uma empresa on demand significa definir suas regras de negócios e mapeá-las para processos que possam responder de maneira dinâmica às forças de mercado. Isto significa descobrir como ligar o que você faz a como você o faz -- dentro de sua empresa e com parceiros e clientes externos. Significa reinventar processos que permitam à sua empresa controlar custos e manter o foco naquilo que faz melhor -- sempre prestando atenção no ROI.

A equipe IBM está pronta para ajudá-lo a iniciar a jornada que irá transformar sua empresa em uma empresa on demand. Nossos profissionais experientes podem ajudá-lo a analisar processos de negócios, desde compras até CRM e mais longe, além de estabelecer uma parceria para implementar um modelo de negócios on demand que atenda às suas necessidades."

O que vocês me dizem sobre isso?

Administração da Produção e Operações

Administração da produção ou Administração de operações é a função administrativa responsável pela produção de bens e serviços.

Segundo Slack (1996, p.34) a produção é a função central das organizações já que é aquela que vai se incumbir de alcançar o objetivo principal da empresa, o seja, sua razão de existir.

A função produção se preocupa principalmente com os seguintes assuntos:

  • Estratégia de produção: as diversas formas de organizar a produção para atender a demanda e ser competitivo.
  • Projeto de produtos e serviços: criação e melhora de produtos e serviços.
  • Sistemas de produção: arranjo físico e fluxos produtivos.
  • Arranjos produtivos: produção artesanal, produção em massa e produção enxuta.
  • Ergonomia
  • Estudo de tempos e movimentos
  • Planejamento da produção: planejamento de capacidade, agregado, plano mestre de produção e sequenciamento.
  • Planejamento e controle de projetos